quarta-feira, 30 de julho de 2008

Intervenções Urbanas

As intervenções urbanas estão cada vez melhores.

O gurizão Oliver Bishop-young, um estudante de design da Inglaterra sugeriu uma diferente instalação: trabalhou com aquelas indesejadas mas necessárias caçambas de resíduos de construção e sugeriu as seguintes vertentes: a troca e a reutilização de resíduos e a utilização dos espaços desperdiçados. Com isso, propõe lugares de convivência das mais variadas... seja ela uma mini-praça, uma piscina, uma rampa de skate feita com resíduos de madeira encontradas nas caçambas ou um simples gramado... O inusitado atrapalha o cotidiano e nos faz pensar.

O carinha também elaborou um site com um mapa onde estão locadas as "skips". Até a marca do projeto é legal!

Olha que massa!







.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Casa da Cascata


Hoje, visitando o blog da Manoela, vi um post sobre o Frank Loyd Wright, arquiteto americano o qual tive um sentimento de amor e ódio nos tempos de faculdade...

Depois escrevo mais sobre ele - inclusive tenho foto executando uma maquete!

Queria era só publicar esse vídeo fantástico sobre a Fallingwater - ou Casa da Cascata - que pra mim, é a melhor tradução entre arquitetura, homem e natureza até hoje construída.

Vale os 5 minutos.

em eterea studios

sábado, 26 de julho de 2008

Melissa + Zaha Hadid


Olha que legal a parceria branding + arquitetura + design: A loja conceito da Melissa em São Paulo exibe na calçada um par de melissas que mais parece uma escultura. E que escultura, já que leva a assinatura de Zaha Hadid, a "mulher" das formas insólitas.
Seguindo a linha de convidar famosos — Vivienne Westwood (estilista inglesa), Alexandre Herchcovitch (estilista brasileiro) e os irmãos Campana (designers brasileiros) são alguns exemplos —, a marca agora escala a arquiteta iraquiana, radicada na Inglaterra.
A Melissa + Zaha Hadid estará à venda a partir de setembro e vem com preço de grife, por R$ 199,90. Um tempo atrás, era coisa barateira... O que faz o design!!


A novidade vem acompanhada de uma super exposição dos trabalhos de Zaha Hadid - a primeira no Brasil - com projeções de vídeo, peças expostas e até um vídeo com uma entrevista especial da arquiteta. Ela se diz discípula de Oscar Niemeyer e que adora a casa da canoa. (Veja aqui entrevista para o site uol)
E por falar em Zaha, é bom lembrar que os "grandões" também sofrem com construção! Dêem uma passada no blog plataforma arquitectura. Ééé, o papel realmente aceita tudo...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Dica pros WD's

Copiando do blog da Glenda, e repassando pros meus amigos webdesigners!

http://producten.hema.nl/

muito bom!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Rabo quente com design - Luciferver

O popular rabo-quente foi modernizado. Com toques lúdicos, o design do aparelho usado para esquentar água no Sul do Brasil e nos vizinhos Uruguai e Argentina foi redefinido. Luciferver foi classificado para o If Design Awards.

Made in Joinville, pela Design Inverso.

Imagens – Divulgação DESIGN INVERSO

terça-feira, 15 de julho de 2008

Auto-promoção! Valeu pessoal

Obrigado!!!!
Depois de 45 dias de atividades bloguianas, este chegou aos 1000 (hum mil!) acessos! Pra ser exatos, até o dia de ontem, foram 1012, vindos de 423 visitantes (e apenas 32 comentários em 27 posts! :P)

Não esperava tudo isso... Obrigado pela companhia. Isso só me motiva cada vez mais a colocar coisas novas no blog!

Espero estar contribuindo com alguma coisa, pois esse blog é uma tentativa de comunicação entre arquitetos, designers, curiosos, amigos, amigo dos amigos...

Estou organizando meu portifólio de arquitetura, e inserir aos poucos. Sempre mesclando com as "coisas legais" que aparecem na internet.

Valeu a todos por divulgarem o blog - pra isso não precisa gasolina!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Banco "n"

. ..........................Planta baixa da área

Projetado para fazer parte de uma pequena área de convivência da Perini Business Park, em Joinville, o banco "n" teve como idéia trabalhar com o produto que a empresa contratante dispunha: os pré-moldados de concreto. De fôrma e forma simples, ele complementou o equipamento urbano de 6,0x28,0m elaborado para esse condomínio industrial com quase 4000 colaboradores.


maquete / praça sendo executada (foto amadora!)
.
O banco teve uma boa receptividade, e já estão sendo colocados em outros empreendimentos do grupo, como a alameda da decoração - O parco Perini.

.
fotos da área externa do Parco Perini.
.

domingo, 13 de julho de 2008

Bicicleta de Papelão

.



Um estudante da Sheffield Hallam University, da Inglaterra, projetou uma bicicleta feita praticamente com placas de papelão. A idéia surgiu, pois segundo pesquisas, a cada 71 segundos uma bicicleta é roubada na terra do Príncipe Charles (e depois falam do Brasil!). Então o desafio era fazer uma bicicleta de baixo custo, onde (teoricamente) o interesse pelo roubo diminuiria, além de enquadrar o produto com o tripé Design+custo+ecologia. O material utilizado não é o papelão ondulado normal... O experimento foi feito com o "hexacomb board", uma forma de papelão estruturalmente mais estável que, por sinal, também é impermeável.

O carinha, Phil Bridge, foi assunto na europa inteira, na semana que passou.
O Design não é tudo aquilo, mas a idéia é sensacional!

Um fator é muito importante... Pra ter um rendimento apropriado com a cardboard bicycle não poderá ter mais que 75kg. Ou seja, acabou meu interesse em comprar!!!
Vídeo com a reportagem, clique aqui.
.

sábado, 12 de julho de 2008

Projetodiego

Báá!
O cara é bom.

Descobri através do célula idéias, do grande Fábio Couto. (Tem link ai do lado)

O Projetodiego, segundo o Diário Catarinense "Seus personagens são tão consistentes e autênticos quanto suas investidas nas letras"...
Segundo o próprio Diego "...E com isso eu me sinto obrigado a atualizar essa bagaça com mais regularidade! Agradeço a todos que perdem minutinhos nessa porcaria chamada Projetodiego!"
Desenhos despretensiosos, com simplicidade e boa dose de ironia. É disso que o mundo precisa! Pra que complicar?
Muito bom.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mind the step

Quem nunca se imaginou no filme "Querida, encolhi as crianças" (Honey, I Shrunk The Kids, 1989)?
Pois não é que tem um blog super legal, o Little People, que brinca com a escala. Dá vontade voltar 20 anos atrás (bá, que velho!) e sair brincando com os Comandos em Ação, playmobil's e outros tantos.
O artista Slinkachu produz pequenas instalações que, de tão pequenas, às vezes não são notadas. Ele escolheu as ruas de Londres pra expor sua pequena grande obra. Fantástico!
Abaixo algumas imagens da instalação indoor "Nuart show", que foi difícil escolher. Uma melhor que a outra.

terça-feira, 8 de julho de 2008

A banalização dos projetos - Segundo Wilheim


Reprodução do Passado, pra quê? Cadê a identidade do arquiteto?

Na semana passada tive o prazer de ler um artigo do Arquiteto e Urbanista Jorge Wilheim, no Jornal O Estado de São Paulo, entitulado "Mão escondida projeta arquitetura medíocre", que aborda um tema pouco discutido em nossa esfera profissional: Os empreendimentos imobiliários. Coisas que sempre pensamos quando vemos os inúmeros encartes de jornal e acabamos não comentando por ser uma coisa tão corriqueira. Mas... Quem projeta aquele monte de prédios? Qual a satisfação do arquiteto e/ou escritório em trabalhar meses, anos num projeto e não ter sua assinatura explícita na publicidade? Será vergonha por não projetar para pessoas e sim pro mercado imobiliário, ou amadorismo dos nossos Conselhos de Classe? Qual a solução nesse caos? Aconselho a ler o artigo. É digno de discussão pesada.

Aproveitando, deixo minha admiração por esse Urbanista, que nasceu na Itália e se formou no Brasil e sempre atuou nas áreas de urbanização e planejamento urbano. Participou com um projeto para o plano diretor de Brasília e elaborou outros tantos bons país afora. E pra minha surpresa, teve participação no planejamento de Joinville.

Pig Parade

Depois do sucesso da Cow Parade, uma exposição de arte que transitou pelas principais cidades do mundo, chegou a vez dos Catarinenses inovarem.
Xavantina (SC) é considerada a Capital Nacional do Suíno, por conta do grande número de animais criados pelos moradores. Além de responder por cerca de 85% da renda do município, essa atividade também está ligada com a arte na cidade. Treze esculturas em tamanho natural de suínos foram colocadas em diversos pontos. Elas são coloridas, com imagens de mãos, corações, cenas rurais, paisagens e esportes e fazem parte do projeto "Intervenção Urbana em Xavantina", idealizado pela professora Rita Inês Petrykowski Peixe (baita ironia com esse sobrenome organizando projeto sobre os porcos!).
Ela propôs um trabalho que motivasse os moradores a uma nova reflexão sobre algo que faz parte do cotidiano.
(Foto: Raquel Heidrich)

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Viva a Dani!

Tinha visto já no msn... mas agora tem até "retrato" no jornal! E é capa!!

Parabéns Dani! Orgulho dos Amigos! :P
Não sei como consegue arranjar tanto tempo pra tanta coisa!! Quando eu crescer quero organizar meu tempo igualzinho!!

Matéria publicada no clicrbs.






Joinvilense ganha o Mundial de salto em altura
Danielli Sedrez venceu a prova dos Jogos Mundiais dos Trabalhadores, na Itália


A joinvilense Danielli Sedrez, 28 anos, venceu nesta quinta-feira a prova do salto em altura dos Jogos Mundiais dos Trabalhadores, na Itália, com a marca de 1,73 metro. Danielli representa a empresa Atlantes Engenharia. Para chegar ao Mundial, o trabalhador-atleta tem de se classificar nas provas realizadas pelo Sesi no Brasil. Danielli chegou à Itália após vencer nos jogos nacionais realizados em Manaus. A engenheira Danielli Sedrez começou no atletismo nas provas dos 100 metros com barreiras. Nesta e no salto em altura, colecionou medalhas nos Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina, além de competições nacionais. Atualmente, consegue conciliar a atividade profissional com o atletismo e representa a empresa em competições sesianas e a Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville nos Jasc.

Foto: Pena Filho - Divulgação AN

Nota do blogueiro: O Recorde mundial para a modalidade é 2.09m.
Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!