terça-feira, 2 de março de 2010

Ferrari Verde

Os carros sustentáveis vieram mesmo para ficar. Prova disso é o Salão de Genebra 2010, que tem sido uma vitrine de carros tecnológicos e menos poluentes.
A Ferrari aproveitou o evento para lançar seu 599 HY-KERS – o primeiro bi-motor da montadora que promete reduzir o consumo de gasolina em 35% sem perder a imponência da marca - uma grande coisa pra carros esportivos.
O híbrido trará para as ruas a mesma tecnologia utilizada pela Ferrari na temporada 2009 da Fórmula 1: a KERS. Com isso, o veículo terá um motor de 100 cv ligado a um sistema de freios regenerativos que transformam a energia cinética das frenagens em eletricidade para as baterias.

O carro (literalmente) verde da Ferrari deverá entrar no mercado dentro de três ou quatro anos, informou o presidente da Ferrari, Luca de Montezemolo.

via

2 comentários:

R.R.Dias disse...

Não existe nem nunca existirão "carros sustentáveis". É uma falácia o argumento da eficiência energética ser tachada de "sustentabilidade". Ou melhor, na época em que até a Vale vende sua mineração sustentável, qualquer coisa realmente pode ser.

E mesmo se desconsiderarmos os imensos custos de fabricação, a ideia de usar uma tonelada de máquina para a locomoção de 70 quilos de gente ainda me soa torto.

E desconsiderando isso também, a insustentabilidade social causada pelo carro anula qualquer validação séria do termo "sustentável" a este veículo.

Eu gosto do seu blog, me desculpe se fui ofensivo.

Saudações,

mateussz disse...

Gostei do teu ponto de vista, e de maneira alguma fosse ofensivo. Também fico de cara com esses produtos ditos sustentáveis. O que busco sempre nesse termo da moda - a sustentabilidade - é o bom-senso. Claro que o carro não é um exemplo de produto "ecologicamente correto", mas a industria vem buscando melhorar. Só não está melhor pq os petrodólares não deixam entrar os híbridos no mercado. Sobretaxam combustíveis renováveis pra manter a hegemonia dos derivados do petróleo.
Se a gente for ver, nem o papel reciclado é tão ecológico assim... Como falei, acredito no bom-senso, nas pequenas mudanças... e jamais imaginaria a Ferrari Verde!!!

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!