sexta-feira, 28 de maio de 2010
Trilha sentimental!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Lost em Posters
Passado o choque após o fim de LOST, os fãs começam a respirar melhor e tentar recordar os melhores momentos da série.
Listas de mistérios resolvidos ou pendentes, teorias e textos web afora focam na resolução do final da série, mas para desopilar nada melhor do que ver imagens bem feitas sobre Lost.
É o caso desse cara “gideonslife“, que faz um trabalho muito bacana ao desenhar cartazes minimalistas que representam cada um dos episódios das seis temporadas de Lost.
Dá pra perder um tempinho lá. Tá bem legal. É no flickr!quarta-feira, 19 de maio de 2010
Pavilhão da Dinamarca
Tenho colocado muita coisa sobre Expo Shanghai 2010 no twitter, que aliás, é a causa do blog estar tão desatualizado. De todos que olhei e li, encontrei no pavilhão dinamarquês a tão esperada "experiência do usuário".
Lá não é exposto só produtos e tecnologia - como nos outros pavilhões. Através da interação, os visitantes são capazes de realmente experimentar algumas das melhores atrações de Copenhagen: a bicicleta, o banho no porto - requalificado, o parque infantil e a sensação dos piqueniques.
A bicicleta é um meio de transporte popular e um símbolo nacional - comum na Dinamarca e na China. Nos últimos anos, porém, teve um destino muito diferente nos dois países. Apesar de Copenhagen ser conhecida mundialmente como a cidade das bicicletas, o tráfego de automóveis está em ascensão em Shanghay, onde se tornou um símbolo de riqueza (conheço essa história!).
quarta-feira, 12 de maio de 2010
(Des) Valores Humanos
terça-feira, 11 de maio de 2010
Bamboo Bike - Nacional!
Escrever a monografia e deixar o seu conteúdo dentro dos laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) era pouco para Felipe Hörlle de Oliveira, 26 anos. Preocupado com o caráter prático de seu projeto, o estudante de Engenharia de Materiais, hoje mestrando, trocou a pesquisa de novas tecnologias para a construção civil por uma inovação.
Inspirado em projetos internacionais e estudos de substituição de fibras sintéticas por fibras naturais ou híbridas, ele desenvolveu a Bamboo Bike. O quadro (parte responsável pela sustentação das bicicleta), que normalmente é feito de alumínio, aço ou outro metal, ganhou bambu tratado sem produtos químicos e amarrações de sisal. Aros, rodas e guidão foram reaproveitados no protótipo que pode vir a ser comercializado.
A pesquisa de Oliveira apontou vantagens que fizeram com que o bambu e o sisal fossem os escolhidos para desenvolver a ideia. Típico de áreas tropicais, o bambu cresce muito rápido, podendo atingir até 30 metros entre três e seis meses, tendo, assim, um bom aproveitamento da área ocupada. Além disso, é responsável por liberar até 35% a mais de oxigênio na atmosfera do que outros vegetais. Um hectare de área plantada consegue capturar entre 12 e 17 toneladas de carbono por ano.
Considerando resistência e rigidez, as propriedades do bambu superam as da madeira e do concreto, e o sisal também é considerado uma das fibras vegetais mais duras que existe. Com preço estimado de R$ 70, o quadro de bambu pesa o mesmo que o quadro tradicional, mas ainda deve evoluir.
Obstinado com a relação ecoeficiência e cotidiano, Oliveira está trabalhando agora em um guidão especial feito a partir de fibras híbridas para a prática de triatlon.
foto Henriette Hörlle.
domingo, 9 de maio de 2010
Cartão de Visitas Interativo
Foi criado pelo designer italiano Fabio Milito para o salão MODhair de Roma. Esse salão é famoso pela sua temática rock n’ roll e, pensando nisso, o designer criou um cartão em forma de pente, que, quando friccionado com os dedos, toca a melodia da música Satisfaction, da banda Rolling Stones".
.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
As Verdadeiras Parcerias Verdes
Fiquei bem contente com a reportagem sobre o Revale, que é uma parceria entre a Design Simples (um laboratório experimental de design focado em inovação) com uma cooperativa, no interior de SP.
As linhas de produtos são feitos com madeira de pallets reaproveitada.
Sente esse parágrafo: "Criamos o projeto REVALE após visita à cooperativa de marcenaria, localizada no Vale do Sol. Lá encontramos um grupo de cooperadas, em sua maioria já com bastante idade, porém com bastante coragem também".
Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!