quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

20 anos da queda do muro de Berlim

A imagem histórica (da tv globo), que mostra o Pedro Bial narrando a queda do muro de Berlim, já vai fazer 20 anos!
Os números desse muro surpreendem.
A capital da Alemanha deu ontem o pontapé inicial de um festival de eventos para comemorar os 20 anos da queda do muro de Berlim, que se completam no dia 9 de novembro.
Ao longo do ano, o circuito cultural e turístico da cidade vai se dedicar a recontar a história do símbolo maior da divisão alemã, que separou alemães entre orientais e ocidentais de 1961 até 1989.
.
Para a efeméride, o governo restaurou os trechos que restaram da emblemática edificação - e hoje, transformados em telas artísticas, viraram uma das maiores atrações turísticas de Berlim. Cerca de meio milhão de visitantes peregrinam todos os anos para East Side Gallery, um trecho remanescente de 1.316 metros.
.
SUSTO NA MADRUGADA
.
O muro de Berlim começou a ser construído sem aviso na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, pegando a população propositalmente de surpresa. A cidade amanheceu sitiada por barricadas e cercas de arame farpado.

Foi um reação extremada do comando soviético, que dominava o lado oriental, para deter a migração de alemães para o lado ocidental (controlado pelos aliados - França, Inglaterra e EUA). Entre 1949 e 1961, quase 3 milhões de alemães haviam debandado para o 'setor" dos aliados, entre os quais muitos professores, médicos e engenheiros - uma baixa de trabalhadores qualificados que ameaçava o lado oriental.

.
A edificação da muralha em 1961 durou poucos meses e, nos anos seguintes, ela seria constantemente reforçada, passando por três grandes reformas em 1962, 1965 e 1975.
A região metropolitana de Berlim, contia mais de 43 quilômetros do muro. Ao longo de seu percurso na cidade, interrompia oito linhas de trens urbanos, quatro de metrô e 193 ruas e avenidas. Em sua extensão, atravessava 24 quilômetros de rios e 30 quilômetros de bosques. Ao todo, chegou a ter 155 quilômetros.



CERCO MORTAL
Ao longo de sua extensão, o muro (na foto acima, em 1968) tinha 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
.
Oficialmente, provocou a morte a 270 pessoas identificadas, centenas ficaram feridas e milhares presas nas diversas tentativas de atravessá-lo. Mas há outras fontes que reportam 940 mortos.


MEDIDA EXTREMA

.
O isolamento físico do muro de 4 metros de altura foi o coroamento de outras medidas tomadas pelos soviéticos para sitiar a parte de Berlim dominada pelos aliados.
.
O bloqueio começou em 1948, quando os soviéticos bloquearam o setor ocidental da cidade por terra: primeiro, foram instaladas barricadas em 200 ruas que ligavam os dois lados da cidade e criados postos de controle policial. Depois, o tráfego de ônibus e bondes foi suspenso. Depois, foram cortadas as ligações telefônicas e todo o suprimento de eletricidade.
.
Única ligação possível: via aérea. Foi ela que os aliados usaram para abastecer e manter os alemães ocidentais isolados.
.
Conta uma enciclopédia:
"Foi uma operação fantástica: durante 322 dias foram realizados 277.728 vôos que transportaram 1 milhão e 600 mil toneladas de alimentos.
A cada 24 horas, subiam ou aterravam 1344 aviões, na média de 1 a cada minuto."

crtl+c crtl+v do Blog da Lurdete fotos: wordpress

.

3 comentários:

Anônimo disse...

não pensa que eu esqueci, mas tu me deves uma foto

mateussz disse...

Não devo mais! :P
Vou fazer um post sobre a foto!!
Abração

Unknown disse...

Procurei informações sobre a localização do muro do mapa atual da cidade e não encontrei...no google maps não consigo identificar onde o muro estava. Logo que cheguei aqui tive uma aula no doutorado sobre isso, onde o professor dizia algo sobre o fato do "vazio"... não entendia bem o espanhol na época e fiquei com "lacunas". Não lembro se ele disse que o vazio tinha sido preenchido assim sem mais nem menos ou se tinham deixado para se lembrar... Porque eram dois muros na verdade, não? Beijos! :)

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!