terça-feira, 28 de julho de 2009

Plante sua casa!

Em vez de concreto, tijolo e cimento, três jovens arquitetos alemães estão usando árvores para criar estruturas únicas.

.
Não é árvore cortada, mas árvore mesmo, viva, plantada para isso.
A base do trabalho de Ferdinand Ludwig, Oliver Storz e Hannes Schwertfeger é sempre a mesma. Primeiramente, os arquitetos constroem uma estrutura de suporte convencional. Depois, árvores jovens e flexíveis são presas nessa estrutura e modeladas de acordo com o projeto.
.
.
À medida que as árvores crescem, mais peso elas aguentam. Depois de alguns anos, um engenheiro avalia se a estrutura está em condições. Daí, aquela primeira estrutura de suporte pode ser tirada. Nesse ponto, pisos e telhados devem ser totalmente seguros pelas árvores.
.
.
Como se vê, não é nada rápido construir um empreendimento desses. E construir casas ou prédios comerciais com essa técnica está fora de questão.
.
Mas os arquitetos já aplicaram a novidade para construir um observatório de aves (foto abaixo), por exemplo. Além disso, devem montar uma construção para receber shows e apresentações culturais no centro de Stuttgart.
.
Eles dizem: "-Na nossa opinião, árvores são materiais high-tech. Nós começamos, mas são elas que continuam o processo de contrução. Na arquitetura, isso é muito arriscado, mas de uma maneira positiva" – declarou Ludwig à publicação alemã Der Spiegel.
Um trio criativo - e visionário.
.
.
via

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!