domingo, 9 de agosto de 2009

Arquitetura Sustentável

Fazendo uma limpeza nos meus arquivos, encontrei esse texto, elaborado em junho de 2005, (há quatro anos atrás!) quando escrevi o artigo abaixo à pedido do jornal A Notícia, sobre Arquitetura Sustentável.
Estava começando a me interessar pelo tema que até então, era assunto de Eco-chato, de ativista chiita. Tentava usar o bom senso nessas aplicações, que na época tinham o valor bem elevado aos produtos tradicionais. Como tornar nosso dia-a-dia sustentável, com medidas simples e eficazes?
Abaixo, o início da minha paixão: A Sustentabilidade de forma simples e de bom senso.
.
"Arquitetura Sustentável
Falar em arquitetura geralmente nos remete a pensar em mansões e apartamentos de revistas ou em formas excêntricas. São todos criativos, engenhosos e muito (ou nem tanto) bonitos. Mas quantas dessas idéias melhoram a qualidade de vida de quem vive nas cidades?
.
Uma das maneiras de conciliar o funcional e o estético é a sustentabilidade, idéia que começou a se difundir junto com a conscientização sobre o esgotamento dos recursos naturais. A arquitetura precisa assumir sua responsabilidade social e buscar atitudes, para que possamos construir ou reformar seguindo idéias simples e de baixo custo.
.
O uso de materiais regionais, por exemplo, prestigia o comércio local, reduz o gasto com transporte e, conseqüentemente, a poluição, além de manter a tradição regional. A simples separação do lixo em casa é um importante passo para o processo de reciclagem. Vários equipamentos, materiais e técnicas de construção são capazes de evitar o desperdício de recursos naturais. Vãos maiores para obter iluminação natural, sensores de presença que controlam a iluminação, lâmpadas e reatores de baixo consumo, sistemas de aquecimento solar, cisternas para reaproveitamento da água da chuva, torneiras com fechamento automático, peças que imitam ou racionalizam o uso da madeira são apenas alguns exemplos.
.
A construção de janelas altas, junto ao teto, ajuda a distribuir melhor a luz. O resultado é ainda melhor quando as superfícies internas apresentam cores claras para difundir a luminosidade no ambiente. Outro recurso é prever ventilação cruzada no projeto, por meio de aberturas em paredes opostas ou no teto.
.
Adotar medidas sustentáveis na construção é uma questão de conscientização, visto que hoje é perfeitamente possível substituir sistemas e materiais não recicláveis por alternativas que não comprometam o meio ambiente, a saúde do operário da obra e dos futuros moradores."
.
Hoje certamente esse texto já está desatualizado, com novas possibilidades tecnológicas ou ideias mais práticas do que as expostas. O importante disso tudo, é que a semente foi plantada, e hoje gera resultados muito legais.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do seu texto, gostaria de publica-lo em meu blog... Pode?
au.priscillacastro.zip.net

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!