quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Edifício do Ano

O novo prédio escolar da Universidade Luigi Bocconi, em Milão, foi escolhido o edifício internacional do ano pelo júri do 1º World Architecture Festival (WAF). O projeto, desenhado pela equipe escocesa Grafton Architects, venceu outros 16 finalistas – entre eles, prédios desenhados por Norman Foster, Zaha Hadid e Snøhetta.
.
.
Quando vi os projetos, no Dezeen, mas pelo Mies van der Rohe Award 2009, imaginava que o projeto do Snøhetta, com o novo Oslo Opera House, seria o vencedor.

A sua relação com entorno, a monumentalidade, as características assimétricas do prédio, a conversa da edificação com os usuários, a cor, o mobiliário, a forma e a vista - davam a cara de grande vencedor dos prêmios que participasse.
. .
Voltando ao verdadeiro ganhador, o prédio é uma escultura. Rico em detalhes, também assimétrico, com cheios e vazios, o detalhe que o prédio fica implantado uma esquina da cidade, fazendo com que grandes corredores o tranformem num caminho com vielas e praças semi-públicas.

Diferente do Opera House, de Oslo, ele não tem recuos, grandes ângulos para visualização, e ao mesmo tempo, se encaixa tranquilo em relação ao entorno.
A diferença do WAF é a apresentação dos projetos, de 10 minutos (nada mais, nada menos) com os próprios arquitetos. Ao contrário da maioria dos prêmios de arquitetura, que analisam a trajetória do profissional (como Pritzker, Medalha de Ouro do Riba, Praemium Imperiale etc.)
.
O resultado do prêmio é uma prova dos méritos do sistema de apresentações: estavam ausentes das pranchas criadas pela equipe vencedora muitos dos aspectos relevantes do projeto. Ou seja, elas venceram porque tiveram chance de apresentar o projeto. O resultado seria diferente se o julgamento fosse realizado somente com o acesso às pranchas (como são realizados, por exemplo, na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo).
.
Selecionados ao prêmio estão também três obras brasileiras: o Museu do Pão (do Brasil Arquitetura), que concorreu na categoria Velho e Novo, a Livraria da Vila (de Isay Weinfeld) e a Micasa - Volume B (de Márcio Kogan), ambas concorrendo na categoria Compras. Todos excelentes.
.
.

3 comentários:

Alex disse...

vo usa de referencia no meu proximo projeto.. muito bom

eliana pires de souza disse...

Adorei o edificio da Universidade! Lindas as fotos em que se pode ver o emaranhado de cabos de Milao!
Como gosto é subjetivo, o Oslo Opera House nao me chama a atençao em nada...
Os premios em arquitetura sempre sao questionáveis, já que nao tem ainda nenhum método que permita quantificar a qualidade global de um edificio... ou será que tem?
;)

Guilherme Moraes disse...

Achei bacana os dois, mas divirjo da Eli, acho a ópera de Oslo mais interessante pela utilizaçao do usuário, dentro e fora...fora e dentro. claro que sao sítios diferentes, programas de necessidades diferentes, mas arquitetura de fundamento. Mas concordo com relaçao aos prêmios, quem julga? bj, hehehehehehe!!!!

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!