quarta-feira, 4 de março de 2009

A arte no Xadrez

Objetos de consumo cotidiano como latas de extrato de tomate, brinquedos e frascos de remédio foram transformados em peças de jogo de xadrez na Inglaterra.
As releituras são assinadas por um time de artistas famosos e estão reunidas numa exposição no Museu de Arte de Reykjavík, na Islândia.
.
.
O polêmico Damien Hirst, famoso por suas milionárias instalações com animais no formol, criou um tabuleiro espelhado usando frascos de medicamentos prateados (primeira imagem).
.

Entre as 32 obras, há até um tabuleiro, do irreverente italiano Maurizio Cattelan, que traz no lugar das peças bonecos de personagens reais e fictícios famosos do bem e do mal, como Adolf Hitler, Malvada Cruel (personagem do desenho da Disney Os 101 Dálmatas), e os opostos Martin Luther King e madre Teresa de Calcutá (acima).
.
.
Segundo a BBC, a exposição foi montada para comemorar a aquisição pelo museu de uma obra de Yoko Ono que exalta o jogo de xadrez.
Algumas criações são bem criativas, mas pra jogar deve ser difícil saber qual peça representa o quê, depois que o meio-de-campo se embaralhar...
.

Via: BBC Brasil e Blog da Lurdete

.

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!