domingo, 10 de maio de 2009

03 Projetos para o Rio Grande

Leio todos os dias a Zero Hora na internet, pra me manter informado das notícias do Estado e também pra matar as saudades do colorado.
.
Hoje, na edição de domingo, esse jornal lançou o seguinte desafio: 3 projetos para o Rio Grande. No início da reportagem, diz: "Na semana de seus 45 anos, Zero Hora presenteou os leitores com uma oportunidade inédita: a chance de influir diretamente em seu futuro. ZH apresentou 15 importantes projetos de obras prioritárias pelas mais diversas regiões do Estado, detalhou cada uma ao longo dos dias e as colocou à disposição para avaliação e a escolha popular, que começa exatamente hoje".
.
Olhei as alternativas, e encontrei uma que vem de encontro com os interesses da Zona Sul do estado. A opção 8 é a duplicação do eixo rodoviário Porto Alegre-Rio Grande (inclui as BRs 116 e 392). Existem outras opções vinculadas à região, mas penso ser essa alternativa primordial para o acontecimento sustentável das outras propostas.
.
Enviei um e-mail pra minha caixa postal, comprei a ideia, pois vejo que depois da duplicação da BR-101 em Santa Catarina, as cidades cresceram, prosperaram. O turismo alavancou, as indústrias crescem, geram impostos, contratam mão-de-obra qualificada.
.
Essa é uma oportunidade de colocar a região Sul na mídia novamente. Essa região tão castigada pela falta de incentivos para a geração de empregos. O link para a votação está aqui.
.
Se cada um fizer sua parte, polarizar a votação na opção 08, com certeza estaremos entre os três projetos selecionados. Divulguem esse projeto, independente de conceitos políticos, crenças, pessimismo ou região em que vivem.
.
Chega da Zona Sul ficar as margens do desenvolvimento;
Chega da Região ser polo exportador de mão-de-obra qualificada;
Chega dos filhos dessa terra terem que sair da cidade em que nasceram para trabalhar em outras regiões do Estado ou do País. (Aliás, quantos de nossos amigos estão morando longe de casa?)
.
Aproveito, para sugerir um leitura no blog Amigos de Pelotas, de autoria do Jornalista Rubens Filho, onde o Senador Pedro Simon fala sobre a Metade Sul. É esclarecedor.
.
Vamos tentar mudar.A votação vai de hoje, dia 10, até o dia 29 de maio.
.
O cadastro é rápido e quem sabe, mudará o futuro da região!
.

3 comentários:

eliana pires de souza disse...

já votei!!!

Anônimo disse...

Melhor seria pensar nestas coisas antes de elegerem Yedas e F...

mateussz disse...

Obrigado Anônimo, pelo comentário. Mas infelizmente cabe a nós, pessoas esclarecidas - e minoria na sociedade - ajudar a grande maioria que não sabe em quem vota, ou vota em troca de favores políticos. Independente de onde vem a ideia de fiscalizar as obras, a imprensa tem papel decisivo nas nossas vidas. Que bom que ela pode nos ajudar a tentar mobilizar uma região abandonada que é a Zona Sul.

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!