terça-feira, 13 de outubro de 2009

As Boas Ideias e o Vandalismo...

Fiquei feliz por Blumenau ter aderido ao Mobilicidade. É assim que construimos cidades melhores. A conscientização de ter "um carro a menos" nas ruas é cada vez maior.
.
Encontrei esse post no BlogAr Puro. Bem interessante. Fala sobre o aluguel de bicicletas e o lado negativo da iniciativa. Vandalismo tem em qualquer lugar. Portanto, não vale como desculpa para a implantação nas cidades brasileiras.
Boa Vontade, bom senso e Fiscalização devem pedalar juntos.
Abaixo, o crtl+c crtl+v do post:
.

Enquanto cidades como a canadense Montreal colocam em funcionamento novos sistemas de aluguel de bicicletas, a francesa Paris – um dos maiores símbolos do sucesso desse sistema – cogita acabar com ele.
Pois é, a ação de vândalos está ameaçando o Vélib, que funciona com honras desde 2007 e se tornou modelo em todo o mundo. O diretor da empresa privada que administra o Vélib, Remi Pheulpin, afirmou que não consegue mais manter o programa. Segundo ele, "é simples. Todo o lucro vai para a cidade e todos os custos são nossos". Pheulpin disse que assim não dá para continuar, e pede a participação do Estado.
.
Tem até vídeo mostrando as peripécias que alguns usuários fazem com as bikes.
.
Alguns números do Vélib:
42 milhões de usuários desde o lançamento, em 2007 ;
20 mil bicicletas estão disponíveis;
1.250 estações;
7,8 mil bicicletas "desapareceram";
11,6 mil foram vandalizadas;
400 euros é o custo para substituir cada bike;
1,5 mil precisam de conserto todos os dias;
20 bikes são encontradas abandonadas diariamente;
10 mil quilômetros é a distância percorrida por cada bike anualmente.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Aqui em Sevilla a empresa responsável pelas bicis públicas é a JCDecaux. Segundo a empresa, seis bicicletas de cada 10 foram roubadas em 16 meses só em Sevilla. Eles também reclamam que o serviço e a manutenção não valem o investimento... a prefeitura não paga realmente o que vale e no inicio do ano que vem eles pretendem aumentar o preço do aluguel.´Para o consumidor sai realmente barato (10 euros ao ano para utilizar o seviço gratis por 30 minutos + 0,50 por cada meia hora pós 30 minutos) porque a prefeitura financia o resto...~
Não sei se é verdade que a empresa sai perdendo... sabe como é o rolo dos capitalistas. O certo é que porque aqui existe vandalismo SIM! Não sei quais seriam essas porcentagens se o programa fosse implantado no Brasil, mas imagino que seriam bem maiores...

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!