domingo, 15 de junho de 2008

Um Parque para Joinville

Faz pouco mais de 2 meses, a mídia local emplacou uma campanha para que Joinville possua um parque, um espaço de lazer onde as mais de 500 mil pessoas que moram na cidade, possam curtir num fim de semana, ter mais uma opção (entre tão poucas) de aproveitar seu tempo. Abaixo a logo da campanha, elaborado pelo jornal "A Notícia", do grupo RBS.


Quando estive em Joinville pela primeira vez, em 2004, três coisas me chamaram a atenção: A cidade era limpa, muito limpa. As ruas não tinham papéis jogados no chão, ervas-daninhas nos meio-fios e as calçadas tinham floreiras bem cuidadas; As pessoas caminhavam tranquilamente na rua no fim de noite, por volta das 23h. Dava pra perceber isso. Mulheres indo em direção da parada de ônibus, com suas bolsas a tira-colo, com semblante tranquilo!! Na época, morando em Pelotas, era coisa quase imposível acontecer. A terceira coisa que me chamou a atenção foi a falta de uma praça central, grande e com árvores. Não via isso. Depois, acabei me instalando por aqui, comecei a conhecer melhor Joinville, e descobri que a distração da população no final de semana é o Zôo-Botânico. Um local agradável, mas lotado!! Eu como gaúcho, sentia a necessidade de um espaço urbano para "olhar o movimento" e cevar um chimarrão! Joinville não tinha uma praça que me pudesse me dar esse prazer. Impressionante!
A comunidade se mobilizou em torno dessa proposta, com várias idéias, sugestões de locais para a implantação. Arquitetos da cidade fizeram propostas de adequação de áreas... Em suma, a campanha veio em excelente hora!

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!