segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Patrimônio Histórico

Ontem, numa reportagem do jornal A Notícia, daqui de Joinville, falava sobre o descaso com o Patrimônio Histórico da cidade. Aproveito o link do blog do Jordi.
Diferente de Joinville, que cultiva seu passado enxaimel e algumas construções modernistas - retrato da pujança econônica e industrial da cidade -, Pelotas, no Rio Grande do Sul é uma cidade que preserva tanto seu patrimônio, que parece que ainda vive na gloriosa época do charque (por seus costumes antiquados - quem é de lá sabe o que falo!). Seu centro histórico é feito de construções do início do século XX, no estilo eclético. Estudei arquitetura lá. Talvez, a melhor bagagem que trago comigo desses tempos, seja o resgate, o aprendizado em preservar essa riqueza arquitetônica em torno da Praça Cel. Pedro Osório.
Resumindo, hoje na tv passou um comercial da citroën que me chamou a atenção: http://br.youtube.com/watch?v=nXDxlOgY2XQ


Cenário lembra cidades européias, quem sabe alguma do interior da França? Pode até ser, mas é Pelotas, e seu centro histórico. O seu conjunto arquitetônico é tão belo e ao mesmo tempo quase esquecido. Acredito que são de pequenos detalhes que se conhece uma cidade. Tenho medo que Joinville os perca, em pouco tempo.
Como diz a autora do texto no AN: "As edificações existem para deixar as marcas de uma história, porém, a "história" não está cuidando da preservação."
.
.
* Há pouco fiquei sabendo, que esse comercial era pra ser rodado em Buenos Aires, mas mudaram de idéia por redução de custos. A História, o patrimônio e as pessoas que têm saudades daqueles cenários agradecem.
.Fotos da internet: à esquerda - casarão (Novo Hotel) demolido em Joinville; à direita, o Teatro Guarany em Pelotas.
>

6 comentários:

Unknown disse...

Pois foi a primiera coisa que pensei: peraí, aquilo ali é o Guarany!No inicio fiquei na dúvida por causa das lojinhas ali de baixo, mas no final os fios de luz cruzando as ruas não negam! É ele...e o carro nem é grande coisa. Como tu achou isso? Ninguem lá de Pelotas me disse que haviam parado o trânsito pra fazer um comercial! :P

Unknown disse...

Ahhh, e com relação ao descaso com o patrimônio...isso são outros 500...questões financeiras, culturas e até de carácter envolvem a discussão de por quê não se preserva o patrimônio em Pelotas..ai, ai...

Anônimo disse...

Nossa!!!!! Saudadeeee!! carro!!! que carro? Fiquei de olho nas imagens de fundo...lindo tudo lindooo..orgulho desta cidade maravilhosa!!!
Por aqui ja espalhei a noticia, os catarinas não me aguentam mais...
Adorei Tete!!!
Beijusss

Unknown disse...

Que maravilha te ler e saber o quanto todo esse verdadeiro cenário do início do século passado ajudou na nossa formação, não é!? Muitas pessoas me comentaram da propoganda...mas, eu ainda não tinha visto...realmente é impressionante como a nossa cidade pode nos transportar no tempo e até no espaço, basta saber olhar! Adorei tuas palavras!
beijão mimo!

Manoela disse...

Oi Mateus!!
atualizei meu blog!!
estou na correria com os projetos da faculdade... você deve saber o que é isso não é mesmo??
Seu blog está muito bom!!! Adorei as postagens!!

eliana pires de souza disse...

oi amado!!!!
é real, se agradece as boas lembranças!!!!! fiquei pensando nas maquetes da volta da Catedral, e nas aulas do Ricardo (Queen!!!)modelando a zona do porto!!!!!
ooooooo saudade!!!!
beijos!

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!