terça-feira, 31 de março de 2009

Cara, cadê meu Porsche?


“Cara, cadê meu Porsche?”


Quantas vezes não dizemos isso na vida, não é verdade? Eu, por exemplo, odeio não lembrar onde parei meu Boxster depois de uma celebração diante dos resultados da Bovespa ou de um Stammtisch com os offsete.


Numa típica casa londrina, com um jardim frontal espaçoso, o recurso deve funcionar impecavelmente. De acordo com a descrição dos designers, o sistema subterrâneo salvaria uma área aproximadamente 56,97 mil quilômetros quadrados.


É aí que você, carinha atento e ressabiado com tanta chuva, pergunta: “e quando chover, não inunda?”


Segundo a dupla, não; pois há pontos de saída de água para não ocorrer nenhuma inundação localizada. Hmmm! Então tá! Me dá dois!

Por enquanto, o "Porsche Garden" é apenas um conceito, mas deve fazer parte de algumas casas inglesas num futuro próximo.


E torce pra que não entre água mesmo!!!


via: empresas e negócios

segunda-feira, 30 de março de 2009

Pode ou não pode?

A camisinha de protesto estampada com o Papa rendeu inspiração para novas criações provocativas. As camisinhas ironizam a posição da Igreja Católica na prevenção da Aids, exibindo na embalagem a inscrição 'Eu disse não'. Recentemente, o papa voltou a criticar o uso da camisinha na prevenção da Aids, em visita à África.

Me aparece agora mais uma versão de preservativos, exibindo o Barack Obama, que já deu nome a uma linha nos Estados Unidos quando era candidato.
Na época, as camisinhas de Obama tinham bordões como "Quem precisa de experiência?" ou "política segura" ou ainda "use com sabedoria".
Agora, o preservativo de Obama usa o famoso bordão para responder à frase exibida na camisinha do Papa - I said no! (Eu disse não!): "Yes, we can".
.
.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Resultado Concurso MASC

O publicitário Raul Busarello (meu amigo!) vence concurso pela logomarca do MASC.
.
Se a marca tá boa, imagina o conceito? Mazááá!
Em um dos parágrafos ele diz: "a marca se define buscando características dos mais variados estilos artísticos da história, o que é ideal para representar um Museu que acomoda Artes dos mais variados períodos, estilos e autores. Mesmo assim, a marca ainda preserva sua simplicidade e legibilidade".
.
Digno de Nelson Rodrigues! Só faltou colocar uma mulher pelada lá pelo meio. E olha que analisando a marca... Bá! Certo que dá! rsrsrsrs
.



Parabéns meu velho! Muito bom trabalho. Sabia que a minha companhia na pós só ia te fazer bem!
.
.

Na Hora H!

Uma série de imagens colhidas pelo fotógrafo Alan Sailer retrata o exato momento em que um projétil acerta objetos como um vaso cheio de tinta vermelha, frutas suculentas e bolas da água, revelando uma explosão de formas e cores.
O colorido das imagens é indescritível.
.
Alan Sailer retrata o exato momento em que um projétil acerta objetos. Na imagem, a explosão de um enfeite de Natal cheio de balas.
.
.
“A preparação é muito estressante e demorada”, diz o fotógrafo. “Se você tem a foto, maravilhoso. Do contrário, o que resta é a bagunça para limpar”.
.
.
O artista fez pequenos ajustes no flash e no obturador de sua câmera para capturar o efeito provocado pelos tiros do rifle de ar comprimido.
.
.

O tiro na paintball revela uma explosão de cores. Sailer precisou aumentar a velocidade do flash para fazer o registro em câmera lenta.
.
.

Alan Sailer conta que repetiu esta foto três vezes. O projétil atravessa o morango preservando o centro da fruta.
.
.
Via:
BBC Brasil
.

Velhinho é 9º!

A notícia é velha, de 2007, mas olha que massa:
.
O arquiteto Oscar Niemeyer ficou em 9º lugar em um ranking dos cem maiores gênios vivos, feito pela empresa de consultoria global Synectics.
(Não fiz uma varredura no top 10 - talvez algum já tenha ido pro lado de lá, e o velhinho ganhou posições! :P)
Único brasileiro da relação, o arquiteto ficou à frente do líder espiritual tibetano Dalai Lama (26º), do terrorista saudita Osama bin Laden (44º) e do criador da Microsoft, o americano Bill Gates (45º).
.
A lista foi encabeçada pelo químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, que provocou uma revolução nos tratamentos psiquiátricos nos anos 40. Os caras enlouqueceram!
.
OS MAIS BEM COLOCADOS NO RANKING

1.º: Albert Hoffman, químico suíço
2.º: Tim Berners-Lee, cientista britânico
3.º: George Soros, investidor americano
4.º: Matt Groening, desenhista americano, criador dos Simpsons
5.º: Nelson Mandela, político sul-africano
6.º: Frederick Sanger, químico britânico
7.º: Dario Fo, escritor e dramaturgo italiano
8.º: Steven Hawking, físico britânico
9.º: Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro
10.º: Philip Glass, compositor americano

Via: Uol

.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Arte com Tapumes

Henrique Oliveira é de Ourinhos/SP, mas vive em São Paulo/SP, lugar de onde retira a matéria-prima para desenvolver seu trabalho. Oliveira usa tampumes de construção em suas instalações, àqueles presentes no dia-a-dia das ruas de nossas cidades, compensados de madeira que geralmente são usados para amenizar a poluição de visual urbana, mas que nas mãos desse artista transformam-se em instalações e esculturas muito expressivas e de forte impacto visual.

Oliveira faz sua primeira exposição individual nos Estados Unidos em Houston, Texas, na Rice Art Gallery, que inicia no dia 26 de março/2009.Ver obras desse nível já é muito bom, mas ver que o trabalho é de brasileiro é melhor ainda.
.
Não deixem de visitar o site do artista,
aqui, com muito outros trabalhos maravilhosos, em destaque as pinturas.
.
.
Via: InnSoma
.

terça-feira, 24 de março de 2009

Herzog e De Meuron em São Paulo II

.
A entrega do projeto da sede para a São Paulo Companhia de Dança está prevista para agora, final de março. Alguém têm notícias sobre essa entrega?
.
Tô curioso. Tomei sarrafada de tudo que é lado nesse post, logo quando saiu a notícia. Pô! E agora os arquitetos suíços, não vão entregar no prazo? Deve ter quebrado o relógio-cuco!! Faltam sete dias pro fim do mês e ainda não alardearam os gansos por quê? Afinal, por R$ 19 milhões, a entrega no prazo é o mínimo esperado.
.
A obra vai ser ótima para São Paulo. Será um ponto turístico e repensado, projetado por arquitetos de renome que revitalizará um prédio de uma área degradada da cidade (a exemplo de Bilbao), entre outras tantas benesses.
.
Que questiono, é o porquê da escolha dos arquitetos?
Niemeyer disse numa entrevista: "Não vejo sentido em hostilizar estrangeiros que trabalhem no Brasil".
Por nota, o governo argumentou que o princípio que guiou a escolha - e a dispensa de concorrência pública - foi o da "notória especialização" do escritório, com base na lei federal 8.663/93.
.
Um grupo de arquitetos paulistas questionam como um escritório estrangeiro tem conhecimento suficiente da cultura brasileira para traduzir essa experiência na arquitetura?
.
Ai acho que já é demais. o futuro da arquitetura é internacional e globalizada, e temos que estar preparados pra isso.
Penso se não seria justo um concurso de nível internacional, como é comum nos outros continentes? Afinal, o dinheiro investido é público.
.
.
Quer saber mais sobre o projeto que vai reformar a antiga rodoviária de São Paulo, por R$ 300 milhões? Clica aqui!
.
.
Posts recentes sobre os arquitetos:
.
.

sábado, 21 de março de 2009

Menino Caranguejo

.
Novo site do Menino Caranguejo, do Paulinho, Chicolan e cia, tá de cara nova.
Desde animações, quadrinhos, tirinhas e atividades sempre relacionadas ao meio ambiente.
Clica na imagem e aparece lá! Vale a pena conhecher esse herói do mangue!
.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ducentésimo!

Ducentésimo! A maioria tenta escapar dessa palavra. Centésimo não. Esse é fácil. Agora, quando é pra citar que se fez algo duzentas vezes, a pessoa tenta fugir.
.
- Essa é a duzent… aaa… Já fiz duzentas flexões de braço!!!
.
A “duzentésima”? Mais fácil seria. Porém, temos o nome correto, e é “ducentésima”. Vivendo e aprendendo!
.
Sobre a imagem... Óbvio. Pra chegar ao ducentésimo post, não precisa gasolina! Bá!
.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Frase do dia

.
.
"O inteligente irrita-se com a burrice. O sábio diverte-se."
CURT GOETZ, escritor alemão

.
.

Projeto Chaboo

A Built Studios elaborou uma "intervenção" bem massa, chamado Projeto Chaboo. Consiste em 50 artistas de origens variadas, como arquitetura, pintura, ilustração, design gráfico, carpintaria, reinterpretam uma peça versátil do mobiliário, projetado originalmente por Ken Tomita (imagem abaixo). Vale a pena passar e ver esse projeto. De uma peça minimalista, elaborada em bambu, sairam ideias bem legais e inusitadas, como as imagens abaixo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Nasce um Starchitect!

No final de semana passado, a top model Gisele Bündchen apareceu na sua cidade Natal, Horizontina, distante 500km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Junto com o namorido, Tom Brady, foi notícia de vários jornais e sites do mundo todo. Até ai, tudo bem. O que me deixou muito feliz com essa futilidade foi o que aconteceu indiretamente nessa história.
..
O restaurante que o vô dela fez a festa de aniversário, foi projetado por um grande colega, amigo e irmão, Che Cláudio!
Pra quê!!! O lugar serviu de cenário para vários paparazzi, e consequentemente, apareceu até na revista americana People!
.
O projeto de reforma, bem planejado e com um orçamento baixo, foi um dos primeiros projetos do Cláudio na cidade. Concilia muito bem os tijolos de barro vermelho – característico do local – com a marquise metálica curva e a marca registrada do início da carreira: as quatro aberturas quadradas!
.
.
A marca do local poderia ter assessoria melhor! hehehe
.
Nas imagens internas, sente o efeito cenográfico da iluminação! Mazáá!!! Dá pra se fazer boa arquitetura com pouca grana. Agora, tem que tirar proveito dos 15m2 de fama!
.
Parabéns mano velho! Brincadeiras à parte, não é todo dia que a imprensa mundial estampa nossos projetos na capa dos periódicos – mesmo que indiretamente!!!
.
Mais sobre os projetos desse novo starchitect da região metropolitana de Horizontina e canditato forte ao Pritzker 2009, em: Oficina Arquitetura
.
Fotos: site do Cláudio e Jean Pimentel (Zero Hora)
.
.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Lieb House por US$ 1

A crise imobiliária americana tem gerado uns negócios insólitos.
.
Nem os primeiros "starchitects" escaparam.
Um empresário comprou por US$ 1 a estrutura de uma casa histórica em Barneget Light, N.J.
.
A Lieb House, um chalé de praia projetado pelo casal de arquitetos americanos – Robert Venturi e Denise Scott Brown, que é amplamente estudada como um modelo de modernidade, quase foi demolida. Para isso, fez até um passeio de balsa..
.
A casa começou nessa semana sua jornada rumo ao novo lar, em Long Island.
.
Venturi é mais conhecido por suas polêmicas teorias, consideradas por muitos como responsáveis por uma estética populista do pós-modernismo arquitetônico.
Apesar disso, alguns de seus experimentos deram certo. Olhem o detalhe do número da casa. Perfeita associação entre arquitetura e design!
.
.
Ah, Toda essa mão de obra vai custar ao novo proprietário US$ 100 mil.
.
PS: O site do escritório de Venturi - o VSBA - vale a pena visitar: é rico em excessos, ou seja, igual sua arquitetura: pós-moderno!
.
via: NYTimes
.

sexta-feira, 13 de março de 2009

60 Bag


Eles prometem que esta sacola de degrada em 60 dias. Ele é feita de linho viscose produzido de restos da indústria, ou seja, não utiliza mais recursos naturais e requer pouca energia para ser produzido.
Esta tecnologia permite que ela se degrade naturalmente em 60 dias depois de ser descartada.
Ela foi desenvolvida na Polônia.
.

.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Calvin & Jobs


Bicycle Design: ThisWay

Encontrei esse texto no blog It's Green Design, muito legal.
.
O blog Bicycle Design promoveu um concurso de design de ideias para desenhar uma bicicleta que superasse um grande desafio: fazer com que trabalhadores abrissem mão do conforto de seus carros e aderissem aos pedais para ir trabalhar.
.
A tarefa não é fácil pois, quem está acostumado ao carro para se livrar das longas distancias e das intempéries, dificilmente encontra numa simples bicicleta a resposta para essas questões. Porém o modelo ThisWay, desenhado por Torkel Dohmers e vencedor do concurso, é uma bela solução para o desafio proposto. Eu trocaria.
.

.
Eu gostei, apesar de parecer instável, pela altura e distância entre eixos.
Fica a pergunta: Funcionaria nas pequenas e médias cidades brasileiras? Joinville, por exemplo? Cidade plana, mas com muita chuva, trânsito começando a ficar caótico e ciclovias e ciclofaixas que não estão interligadas...
.
.
Mais sobre bikes aqui no blog:
.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Praça Victor Civita | São Paulo

.
"Um espaço de reflexão, inspiração e informação sobre as questões ambientais e urbanas, originado partir da revitalização de uma área urbana degradada".
.
Praça Victor Civita: Esse é um ótimo exemplo de parceria entre poder público e privado.

.
Literalmente, um espaço sustentável. Vale a pena dar uma passada no site e conhecer melhor esse projeto.

Um equipamento urbano à frente do tempo. Oficinas de Educação Ambiental, Assessoria de Imprensa, Manual de Identidade de marca... A intertividade fica por conta do site, blog, facebook e twitter.
.
.
A Revitalização do lugar é um caso à parte. O terreno encontra-se contaminado por metais pesados, além de outras substâncias tóxicas, resultantes da queima de resíduos domiciliares e hospitalares realizados por 50 anos.
.
.
Com a utilização de um grande deck de madeira legalizada de três diferentes espécies brasileiras (ipê, garapa e sucupira) e uma laje alveolar nas transversais e bordas da Praça, de forma a evitar que os visitantes tenham contato direto com as áreas de solo degradado existentes no terreno.
.
.
Parada obrigatória na próxima ida à São Paulo.
Parabéns ao Instituto Abril, a Prefeitura de SP e ao vários parceiros pela iniciativa.
O projeto foi elaborado pelo escritório Levisky Arquitetos Associados.
.
via:
inhabitat e praça Victor Civita
.

World Buider

World Buider, ou melhor, Sketchup, versão 2020!

video

World Builder from Bruce Branit on Vimeo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Prêmio Dardo


A Glenda, do blog Coisa Parecida, presenteou o "Pra Viajar" com o “Prêmio Dardo”, que reconhece os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, suas palavras”.
.
E as regras do prêmio são as seguintes:
1) exibir a imagem do selo no blog (esse logo acima)
2) linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação (o coisa parecida, também no blogroll)
3) escolher outros 5 blogs para entregar o prêmio (difícil... elegeria outros mais)
4) avisar os escolhidos
.
E eu envio o Prêmio Dardo para:
.
.
.
.
.
.
Mazáá! Valeu Glenda.
Realmente, a gente acaba ficando um baita tempo em torno do blog. Os blogs aí de cima, cada um tem sua particularidade, mas sempre demonstrando afinco no que se propõem a fazer.
Esses selos podem parecer bobagem - tipo corrente, por exemplo - mas pelo menos é uma forma de reconhecimento e faz com que sigamos "perdendo tempo" nesse vício.
Então, são sempre bem-vindos!
.

sexta-feira, 6 de março de 2009

158 anos

Joinville faz 158 anos na segunda-feira, dia nove de março.
.
As terras que hoje são ocupadas pela cidade mais populosa de Santa Catarina, no passado serviram de dote para o casamento da filha de D. Pedro I. D. Francisca casou-se com o príncipe de Joinville.
.
.
Pouco tempo depois o príncipe vende as terras para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, que lança um projeto de povoamento para esse territtório.
.
A gente demora um pouco pra assimilar nomes de ruas como Otto Pfuetzenreuter, Ottokar Doerffel, e estabelecimentos comerciais como Hotel Tannenhof, Zum Schlauch, Brothaus Pães & Doces, Shopping Mueller, Breitkopf motos, Grupo Breithaupt e outros nomes menos complicados fazem dessa cidade, a mais rica do estado.
. .
Alemães, Suíços e Italianos de sobrenomes difíceis formam a base; Hoje gaúchos, paulistas e paranaenses também fazem parte dessa miscigenação tão particular que é a cidade de Joinville.
.
.
Joinville: Parabéns!!
.
Com esses sobrenomes diferentes e considerada a cidade das bicicletas, nunca me senti tão em casa!
.
Um abraço desse descendente de húngaros e ciclista convicto,
Mateus Szomorovszky.
.
Fotos do blog desafio fotográfico (para os créditos, clique nas imagens)
.

Häagen-Dazs Five


Aproveitando a onda de produtos cada vez mais naturais, a Häagen-Dazs lançou sua linha de sorvetes chamada "five" (link).

.
Cada embalagem de sorvete dessas possui apenas cinco ingredientes (ou seja, nada de milhões de acidulantes, corantes e espessantes), o que torna o produto bem mais transparente aos olhos do consumidor cada vez mais desconfiado.

.
A proposta é muito interessante, e o visual clean dos potinhos dá o toque de refinamento.
.
Vitória, mais uma vez, da simplicidade.
.
.
Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!