quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Novo Maior do Mundo

Depois de quatro anos de obras, bilhões de dólares e até uma rebelião de operários reclamando de trabalho quase escravo (a maioria imigrantes), o novo prédio mais alto do mundo finalmente está chegando ao topo. Com conclusão empurrada para setembro de 2009 (depois de adiamentos do prazo inicial, neste ano), o Burj Dubai (torre de Dubai, em árabe), nos Emirados Árabes Unidos, já detém o título de maior arranha-céu do globo desde julho de 2007, quando superou a altura do Taipé 101 que, com 508 metros, domina a capital taiwanesa. O assombroso empreendimento, que pretende abrigar o maior centro comercial do planeta, é o centro de um megacomplexo imobiliário de US$ 20 bilhões que pretende erguer um novo bairro em Dubai, com 30 mil apartamentos.
Com o gigante rondando atualmente os 700 metros, a construtora segue fazendo mistério sobre o tamanho final da torre.
Mas já se pode ter uma idéia do efeito espantoso que terá sobre a paisagem, numa série de fotos distribuídas nesta semana no site Burj Dubai Skycraper. As imagens impressionam.


E o prédio tem um site também, num momento auto-afirmação "sim, eu sou o maior". E com direito a música de elevador ao fundo...

4 comentários:

Unknown disse...

Tenho muita vontade de conhecer esse outro planeta chamado Dubai de perto. Não sei se vou rir ou chorar, mas queria ir lá...

Anônimo disse...

Esse pessoal tem mania de grandeza hein?
Credo...

eliana pires de souza disse...

Dubai é mesmo um universo paralelo... no escritório em que eu trabalhava antes, fazíamos alguns projetos de interior de edificios pra lá, o arquiteto (familia iraniana) tinha "contatos" em Dubai, tanto que ao parecer agora tem projetos de alguns "países" da ilha mundo. Desse edificio comentavam que os operários vinham da India, e que as condiçoes de trabalho eram tremendas, regime de escravidão na vida e morte desses imigrantes. No mais os projetos que cheguei a ver eram pura ostentação, a única coisa divertida era ver os "calungas" das maquetes eletronicas, super caracterizados ;)

mateussz disse...

Elips! Me lembrei direto de ti quando tava escrevendo esse post!
Um mundo paralelo, não achas?

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!