terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Casa Container - Seattle

.
"Podemos estar à beira de um novo gênero, de um novo ciclo de habitação sustentável."
.
Com essa frase de impacto, melhor estilo "Yes, we can", que encontrei no Modern House Magazine, sobre uma entrevista do presidente de uma imobiliária americana, a Unico Properties, que continua a profecia: "Temos uma oportunidade única para mudar a situação econômica, social e ambiental -fatores que podem mudar o ramo imobiliário para os grandes centros". [Diga-se de passagem, toda essa crise lá nos EUA, começou no setor imobiliário...]
.
A fórmula mágica disso tudo aí em cima? Containers residenciais.


;
Os caras acreditam que hoje - e com toda razão - a arquitetura, o design descolado e moderno também deve ser conjugado com as credenciais verdes que sustentam os futuros edifícios. Dizem que o projeto deve ser pensado de uma forma, que o morador não se sinta em um container, mas em um lugar agradável e moderno.
.

Os projetos, elaborados pela Hybrid Seatltle Architects, intitulados "inhabit" buscará a certificação LEED, construído com a mais recentes práticas e materiais verde. Tomara que seja verdade!

.
A demanda por construções de baixo custo impulsionaram a pesquisa da mobiliária junto com os arquitetos, que ressalta a rapidez de execução - de no máximo três semanas - e pode ser uma opção em caso de catástrofes naturais, servindo de alojamentos temporários para grandes populações, mostrando a versatilidade da proposta.
.
É uma boa aposta, ainda que o fornecimento de containers vazios acabará por puxar a demanda, depois que a procura destas casas-conceito de baixo custo vão começar a empurrar o valor pra cima... De qualquer forma, merece ser considerada a ideia, por se "pensar fora da caixa"!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Será que uma proposta dessa natureza não seria uma solução para o problema habitacional (estou pensando nas favelas do Rio principalmente)?
Seria a mudança de barracão para o latão(comentário infame).
Mas sem dúvida é uma ideia interessante

Guilherme Moraes disse...

A fudê se tiver ar condicionado....imagina a lata no verão? Bem interessante!!!

mateussz disse...

Deve ser o primeiro eletroméstico lá dentro! :P

Unknown disse...

Já sabes o que eu penso sobre os tais...sempre comento a mesma coisa. Interessante é o design do mobiliário que eles propõe, tudo a ver com baixo custo...

Unknown disse...

Ah, se comprar os móveis no IKEA até pode ser...

André Luiz disse...

Olá Pessoal

Somos de Vitória-ES e estamos em faze de montagem da nossa 1ª Casa Container no Estado. Fareros uma exposição durante o verão na Enseada Azul em Guarapari-ES. O projeto é da Arquieta Camila Pezzin e promete mudar esse conceito de forno! Apareçam para conhecer.
Mais informações no e-mail comercial@safewaysm.com.br

Cristina disse...

Estou pesquisando casas em conteiners, é uma opção interessante, porém temos que tomar cuidado ao pensar em casa populares.
Haja visto que os nossos governantes não pensam em conforto e qualidade de vida quando se trata de povão. Ver caso "Escolas de lata em São Paulo"... um inferno.
Porém quem tem pouca grana, muita criatividade, creio que vale a pena

Anônimo disse...

Essa é uma excelente idéia visto termos containers para tudo quanto é nos portos..Gasta-se pouco com fundamento (dependendo da construção), construção rápida e facilidade na execução (digamos lego).. o que encareçe são os acabamentos visto ser necessário usarmos isolamentos mas mesmo assim a redução do preço numa obra concluida gira em torno de 35%..
Acho que vale a pena se produzido em larga escala..
valeu pelo post..
abraços

Anônimo disse...

Muito legal a iniciativa do seu blog de divulgar a construção em container, que no Brasil vem crescendo a cada dia!
Tenho um blog também que aborda bastante esse tema de construção em container.
Segue o link pra quem gosta do tema dar uma conferida:

http://bemarquitetura.wordpress.com

Atuamos com projeto e execução de construção em container!

Abraços!

Monique

contato@bemarquitetura.com

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!