domingo, 31 de agosto de 2008
sábado, 30 de agosto de 2008
Maior do Mundo - Parte ll
Neste final de semana, o país inaugura com grande pompa o Shanghai World Financial Center (E), o prédio mais alto do país, que vai abrigar o novo cérebro financeiro de Shanghai.
Com 101 andares e 492 metros de altura, o arranha-céus também terá a plataforma de observação mais alta do mundo: do topo do prédio, os visitantes poderão observar a metrópole através de paredes envidraçadas.
O colosso de vidro e aço levou 14 anos para ser concluído. E tira a liderança do prédio vizinho, a Jin Mao Tower (à direita, na foto), de 88 andares, como edifício mais elevado da China. Os dois gigantes ficam, praticamente, lado a lado.
Ai vem a a sessão "sim, eu sou o maior, parte II":
O Shanghai World Financial Center abriga o hotel mais alto do globo: o Park Hyatt Shanghai tem 174 esparramados entre os pisos 79 a 93 do prédio. Com essa localização, o hotel supera o Armani Hotel, que será inatalado no Burj Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior torre do globo.
Post relacionado: O novo maior do mundo
Peneirado no Blog da Lurdete
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
50 Anos
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Da série: Eu fiz, ninguém mexe! Com Calatrava
Esse eu tirei do blog da Eli. Fala sobre os pitís de Calatrava. Segue na íntegra.
Tem algum tempo, rolava um boato que, ao receber as reclamações do coletivo de pessoas com problemas de mobilidade sobre a impossibilidade de aceder a uma ponte projetada por Santiago Calatrava em Veneza, o arquiteto declarava que teriam que contentar-se com admirar sua obra desde a orla do canal... na época que isso chegou aos meus ouvidos pensei que seria uma lenda urbana. Parece ser que era verdade.
Duvidei que um indivíduo tão conhecido (e genial à sua maneira, reconheço ainda que não seja santo da minha devoção...) realizasse uma ponte para pedestres, nestes dias em que acessibilidade e inclusão são temas mais do que banais, sem considerar que nem todos dispomos da mesma facilidade de locomoção. Com respeito à declaração continuo sem querer acreditar...
A web do diário El País de hoje traz um artigo sobre a finalização da ponte, que não será inaugurada, já que a cidade e o arquiteto “estão de mal”, não só por temas de exclusão, mas também por outros “barracos” ocorridos durante a execução e, é claro, pelo orçamento de realização do projeto que sofreu uma variação considerável entre os 4 milhões de euros previstos aos quase 20 milhões de gastos reais.Tudo isso depois de ter perdido a batalha judicial contra a prefeitura de Bilbao, onde a cidade reclamava a ampliação de uma passarela projetada pelo arquiteto e o mesmo reivindicava seus direitos de autor por encima de um enlace urbano que facilitaria muito a vida dos habitantes da cidade. Por sorte a cidade venceu o ego.
Com tudo isso fica a pergunta: será que Veneza precisava de uma assinatura do Calatrava?
Site com a matéria completa: aqui
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Amy Winehouse
Marketing da dor
Celebridades como Amy Winehouse fazem fama colecionando histórias de loucuras, sofrimento e vícios
.
A cantora pop britânica Amy Winehouse virá ao Brasil para apresentação no Tim Festival, em outubro. Como nada em sua carreira é certo, não se sabe se esta notícia é fato até lá. Circulam na internet vídeos de Amy em estado de entorpecimento por uso abusivo de álcool e drogas. Revistas e jornais exibem, aos borbotões, sua frágil figura, beirando o desequilíbrio, como se não agüentasse o pouco peso sobre os pés. Nos shows ao vivo, apresenta-se cambaleante, embriagada. Sua música chega ao público acompanhada de uma descomedida aflição. Trazendo à tona a questão de que, para entrar no rol da grande arte, a obra tenha que conter, necessariamente, elementos de tristeza ou ser triste.
A cantora parece estar em uma batalha consigo mesma, testando limites de seu corpo e carregando uma cabeça que não agüenta lidar com a fama. Ela não é ela sem ser a "drogadita". Por não saber quem seria com uma imagem saudável, precisa dessa "publicidade". Existe um esforço midiático na exibição, ou construção, de ídolos teens desequilibrados, desde a pop Britney Spears até o indie Pete Doherty. Junkies, na cena do pop/rock não são novidade. A associação do sofrimento à criação artística peca, inclusive, pela falta de originalidade. Basta lembrar-se de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, que, após meteórica carreira, matou-se aos 28 anos com um tiro na cabeça.
Peneirado no A Notícia
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Intervenções Urbanas - Brasil
domingo, 24 de agosto de 2008
Aniversário 2
Tão especial quanto o dia do post nº 50, é o aniversário de mais um irmão.
Visionário, as vezes não consigo entender onde ele quer chegar, e o cara acaba chegando! Impressionante!
Amigo a ponto do cara se ligar pra contar qualquer bobagem!!
Temos muitas histórias do tempo de faculdade. Uma mais confusa que a outra.
Ele tem um defeito... Se acha o gêmeo perdido do jogador de futebol Diego, do Santos. Ele tá mais pra irmão da Daiane dos Santos!
Até fomos pseudo-sócios da StudioCad, mas por um tempo curto. Vibramos com a primeira merreca profissional que ganhamos, e parcelado.
Sobre medalhas, incentivos e cobranças
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Bike da Nike - Nulla
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
O Novo Maior do Mundo
Com o gigante rondando atualmente os 700 metros, a construtora segue fazendo mistério sobre o tamanho final da torre.
Mas já se pode ter uma idéia do efeito espantoso que terá sobre a paisagem, numa série de fotos distribuídas nesta semana no site Burj Dubai Skycraper. As imagens impressionam.
E o prédio tem um site também, num momento auto-afirmação "sim, eu sou o maior". E com direito a música de elevador ao fundo...
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Patrimônio Histórico
domingo, 17 de agosto de 2008
Marcas
sábado, 16 de agosto de 2008
Dica Punk!
Mas alguns são mais criativos, se não, mais ousados, ao tentar redesenhar a roda.
E tem os que botam pra quebrar, como a dupla Richard Laermer e Mark Simmons, que criou o conceito de “Punk marketing”: segundo os autores, é uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas.
A teoria pode ser resumida em 15 itens.
1) se não arriscar morre.
2) desafie as assumpções da indústria.
3) mantenha uma posição firme, dado que não se pode agradar a todos.
4) não ceda aos clientes
5) não seja controlador
6) nunca perca a honestidade
7) crie inimigos
8) deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca
9) pense à frente dos rivais
10) não se deixe iludir pela tecnologia
11) mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas
12) comunique com simplicidade
13 aposte sempre na qualidade, em detrimento da quantidade
14) use novas ferramentas de marketing” (por exemplo, os blogues ou os “social networking sites” como o MySpace, You Tube, Facebook ou Second Life)
15) interrogue-se constantemente e não receie a mudança.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
A casa das onze mulheres
Apesar da corrente arquitetônica e paisagem diferenciadas, alguns ângulos lembram a Fallingwater (Casa da Cascata) de Frank Loyd Wright. Principalmente a escada atirantada que leva até o deck de madeira. Veja um breve post sobre o figurão aqui.
.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Fundação Iberê Camargo - A Descoberta!
"...A construção de uma sede própria não estava na pauta, mas foi tema da primeira reunião do conselho da fundação. O assunto surgiu quando a secretária geral, a arquiteta Cristina Soliani, propôs o nome de Oscar Niemeyer para desenhar a futura sede. A oposição mais ferrenha à sugestão partiu do empresário Justo Werlang, vice-presidente da instituição. Para ele, a contratação do carioca estava fora de questão pelo fato de Niemeyer não se preocupar com o uso específico dos espaços que cria. “Não podíamos correr esse risco. Em primeiro plano está a coleção”, afirma Werlang.
Um ano depois de constituída a fundação, o governo do estado doou-lhe um terreno às margens do rio Guaíba, ao sul do centro da cidade. Tratava-se de uma escarpa de pouco mais de 8 mil metros quadrados, repleta de vegetação e com apenas um quarto de área plana, junto à cota da avenida Padre Cacique. O lugar era uma antiga pedreira e, em parte, um aterro sobre o Guaíba. Com o passar do tempo, amadureceu entre os conselheiros a idéia de contratar um arquiteto estrangeiro que tivesse se notabilizado com projetos de museus.
Depois de algumas reuniões e avaliações, o foco recaiu em três figurões do star system arquitetônico: o português Álvaro Siza, o norte-americano Richard Meier e o espanhol Rafael Moneo.
A segunda missão de Canal foi visitar os três escritórios, no Porto, em Nova York e em Madri. Nesses encontros ele sondou os profissionais a respeito do interesse em participar do projeto. Para o início dos trabalhos, o engenheiro preparou mais um dossiê detalhado, com ricas informações sobre o sítio e o programa da fundação. Dentre os três finalistas, o português foi o que mais se empenhou. “Primeiro eu vi o buraco. Depois percebi que o buraco era um bocado estimulante”, Siza lembrou posteriormente.
Outros post sobre a FIC:
Fundação Iberê Camargo - O início
Fundação Iberê Camargo - A Escolha
Fundação Iberê Camargo - O Design
Fundação Iberê Camargo - De novo!
.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
A febre Ninho do Pássaro
Pois um grupo de fazendeiros de Hangzhou, na China, começou a produzir uma réplica em miniatura admirável sem gastar um tostão.
Embalados pelo clima olímpico, os chineses substituiram a sofisticada estrutura metálica do projeto pela matéria-prima de que dispõem em fartura - bambu.
E não é que o resultado está ficando bom?
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Extintor com design
Um problema - estético - nos projetos de prevenção de incêndio são os extintores! Onde colocá-los? hehehe
De preferência bem longe, que não apareça, devido ao seu visual pesado e antiquado, fica difícil de achar em uma situação de emergência e são pesados, além de precisar das duas mãos para utilizar.
Eis que então entra o design: Sherwood Forlee reinventou o antigo design de 125 anos do extintor, focando sempre na missão de tornar a tarefa mais fácil e o usuário mais calmo:
-Recebeu uma aparência agradável, podendo ficar exposto na cozinha;
-Ficou mais leve e pode ser utilizado com apenas uma das mãos;
-A forma de utilização é muito mais simples;
-As instruções foram para a parte de trás, para que o usuário possa ler enquanto aponta para o fogo.
Vencedor do IDSA Gold Award 2007. Vai ter combinações de cores diferentes para edições futuras...
Bom aparelho. Embeleza e protege o ambiente!
Dá vontade tacar fogo num monte de lugar e apagar com o bonito e premiado extintor! hehehe
E ficaria bem legal o conjunto com o Luciferver, que tá num post aí por baixo!
.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Divulagação: Palestra com Lila Colzani
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Aniversário
Hoje é aniversário de um dos meus vários irmãos postiços. O mano de Joinville.
Vale um post, pra esse cara gente boa e boa-pinta (uma enorme no nariz)...
Por ironia do destino, fizemos faculdade na mesma cidade, vários amigos em comum, e acabamos por nos conhecer só em Joinville. Algum motivo há!
Baita arquiteto e muito ótimo conceituador. Sempre com várias e novas opções musicais, é um rato de loja de cds.
Faz muitos comentários inteligentes sobre tudo e todos, ao mesmo tempo que é um gaveta! Admirável pela coerência dos pensamentos e como se expressa.
Um showman. Toca tudo que instrumento possível, um de cada vez... Sabe a diferença entre Sax alto e Sax tenor!
Desenha como poucos. Descobri que não sabe trabalhar com colagem. Como pode isso?
Pra conceituar, o Miguel é contemporâneo, é pop, é mais Brasil! rsrs
Parabéns meu velho. Me orgulho em seu teu amigo, ou melhor, irmão!
.
Vodka + Arquitetura: Isso tem que acabar!
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Coca-design
A edição limitada — com 300 mil garrafas — começará a ser vendida, mas somente para o mercado italiano.
— Me diverti muito em criar os três vestidos diferentes para a mítica silhueta da Coca-Cola Light. Elas são sedutoras e femininas no estilo Cavalli e pensadas para o mundo dos jovens, que desde sempre são uma importante fonte de inspiração —, disse o estilista. Já até imagino a pose dele falando essa super frase...
domingo, 3 de agosto de 2008
Construções Geminadas
Bendita hora que encontrei esse site: Vale a idéia, a mudança, o novo!!
O primeiro prêmio do concurso Livingbox, organizado pelo Edilportale (portal italiano de arquitetura e construção), buscou projetos de habitações pré-fabricadas fáceis de ser executadas e de preferência, modulares. O concurso, pra variar, não possui nenhum projeto brasileiro entre os 53 finalistas. Em compensação, há três projetos argentinos, sendo uma menção honrosa. Os únicos da América do Sul.Um dos projetos vencedores, Baldo Alessandro, da Italia é uma dá uma ótima renovada no conceito de casas geminadas. Projeto conceitual, claro. Hoje, impossível para aplicação em território tupiniquim!Abaixo, algumas imagens do projeto.
sábado, 2 de agosto de 2008
Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!